As pessoas não iguais, todos tem suas preferências e objetivos diferentes entre si, cada um com seu jeito próprio de ser e por isso estabelecem diferentes prioridades para suas vidas. Tudo depende muito da época, valores, princípios e maturidade desenvolvida.
Por isso o que pode ser imensamente importante a você, talvez não tenha a mínima relevância ao seu vizinho. Da mesma forma é extramente comum coisas que não tinham a menor importância, com o passar do tempo se tornarem uma prioridade essencial, bem como outras consideradas fundamentais se transformarem em totalmente descartáveis.
De forma geral são três o tipos de prioridades que uma pessoa pode possuir, elas tendem a ser profissionais, pessoais e espirituais. Mas isso não é regra absoluta, somente uma tendência, pois existem aqueles que morrem tendo vivido uma ou duas apenas.
Você provavelmente agora esta vivendo uma delas com mais ênfase que as outras e talvez nem se dá conta disso. Isto porque vive intensamente aquela que mais te preocupa e dedica a maior parte de sua energia a ela.
Mas de certa forma todas as suas prioridades estão interligadas uma com as outras, afinal será impossível separar o “eu profissional” do “eu pessoal”, muito menos do “eu espiritual”, você é a consequência das três.
È comum esta frase: “Vida pessoal não se mistura com profissional”, mas isso é uma doce ilusão, não tem como deixar a pessoa que tu és em casa para ser outra no trabalho, ou não levar para casa ou trabalho suas crenças espirituais.
Uma vida mais sábia e com mais chance de felicidade será aquela onde estas prioridades se equalizam e se completam. O sucesso de uma delas nunca garantirá sua felicidade, esta vai depender das outras também.
O interessante é que cada ser humano mesmo vivendo estas três prioridades ao mesmo tempo, sempre dedicará uma maior energia para uma única delas, aquela que considera no momento de sua vida a mais fundamental.
E será muito engraçado porque em determinada fase da vida, sua prioridade principal será a profissional e por ela realizá os maiores sacrifícios. Mas com o passar do tempo você vai perceber, que existe algo de maior a ser conquistado além das realizações do trabalho.
Com o
passar das primaveras
perceberá
que o importante não foi o que você viveu e construiu mas sim o
tempo que você ainda tem para viver, que
mais importante que os dias que se passaram são os dias que ainda te
restam. Então
compreenderá
que é chegado o momento de respirar lentamente, comer devagar e
sorrir longamente.
E
quando você desfrutar todos os prazeres da vida, começará sentir
que tudo pode acabar a qualquer momento e isso vai te deixar
inconformado, pois não tem lógica algo tão bom quanto a vida,
acabar assim repentinamente sem que nada possa ser feito. Neste
instante você dará mais valor ao seu lado espiritual como sendo a
única justificativa razoável para a continuidade de algo que você
não quer que termine.
A morte por si só não tem
fundamento, não tem
lógica, não existe nada que justifique o “corte existencial”
de uma vida. Por isso nestes tempos
seu lado espiritual
estará mais propenso a compreensão que haverá uma continuidade,
que existe ainda algo a ser feito em algum lugar em algum momento no universo.
Na verdade a resposta para
tudo isso, ninguém tem, é totalmente inexplicável, o que é certo é que a cada dia que você
envelhece, você passa a ter prioridades diferentes em função do aprendizado conquistado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário: