225 - Compreender opiniões contrárias

Postado em 15-10-2019 as 23:50 hs

As pessoas se sentem cada vez mais convictas que estão certas em suas escolhas e esta convicção gera uma certeza plena, que a escolha do outro é a equivocada. Em um mundo cada vez mais polarizado os conflitos por opiniões divergentes só aumentam.

Paixões e crenças constroem ideologias que se personificam dentro da personalidade de cada indivíduo e como todos possuem vidas diferentes é muito natural também que se formem crenças distintas uma das outras. Essa diversidade poderia até ser algo bom, que permitisse visões de mundo variadas, criando um cenário mais democrático com maiores chances de aprendizado em função desta polarização.

Entretanto na sua maioria, cada um transforma suas ideologias em paixões conceituais e não aceitam a possibilidade de estarem erradas nem ao menos parcialmente. Passam a idolatrar suas predileções e a ignorar as demais e toda crença contrária serve como exclusão social daqueles que ousam a pensar de forma adversa.

As discordâncias de opiniões não pode ser motivo suficiente para rupturas de relações, como acontecem constantemente no meio que vivemos. Ouvir o posicionamento do outro e refletir sobre o porquê ele pensa da sua maneira, é uma grande oportunidade de crescimento.

Pessoas que buscam a sabedoria aproveitam o contraditório para evoluir, afinal não existe verdades absolutas e ao menos parcialmente algo pode ser agregado. O simples fato de ouvir uma argumentação contraria de forma respeitosa e avaliar os pontos pautados já evidencia uma nobreza digna de aplausos.

O crescimento na discordância é muito mais real, mesmo que isso gere algum desgaste, do que tão somente limitar-se a ouvir posicionamentos semelhantes que agradam o ego individual. E constrangedor ver muitos humilhando outros por acharem que suas convicções são mais valiosas que as contestadas, como se fossem donos da verdade plena.

É preciso entender quais os motivos e meios quem levam o outro a pensar e agir de forma distinta. As diferenças entre as pessoas é uma das características principais da humanidade, a sociedade nunca será homogênea, influencias de culturas e valores diversos sempre farão desta uma sociedade heterogênica.

Combater alguém ou ideias pelo simples fato de estarem em uma direção antagônica a nossa, nunca será a melhor opção. Aceitar a livre arbítrio que o outro tem de escolher o que ele bem entender desde que isso não infrinja valores morais, isso sim já nos faz muito Maior.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário: