246 - O APRENDIZ

Postado em 13-06-2021 as 23:23 hs

Quanto mais conhecimento, mais dúvidas vão surgir porque a principal característica do conhecimento é a própria dúvida, mas é uma dúvida boa, porque traz a sensação de que nada é definitivo e tudo pode mudar e ser diferente e sendo diferente pode ser consequentemente melhor.

Já a ausência do conhecimento gera no ser humano exatamente uma atitude contrária, gera a soberba, a certeza de que determinado posicionamento é o correto e quem não concorda com ele estará errado. Por isso que neste mundo moderno, principalmente o virtual existem muitos conflitos, pois grande parte das pessoas na ausência de conhecimento se julgam donas da verdade e não aceitam questionamentos contraditórios.

As vezes até pelo fato de estarem apegadas as crenças ideológicas não conseguem enxergar idéias opostas. Até porque admitir isso poderia significar o reconhecimento de uma vida toda na ignorância, então é muito mais fácil para seu cérebro se manter neste posicionamento adverso.

Toda convicção absoluta é burra e leva para uma prisão mental, mantendo os pensamentos em cárcere, aprisionados dentro de certezas que só tem valor dentro da bolha imaginaria que seus detentores vivem. A velocidade do mundo moderno é imensa, conceitos, culturas, dogmas, mudam constantemente e assim é preciso ser flexível e estar pronto para reconhecer erros e falhas, pois admiti-los é o primeiro passo para construir um novo conhecimento e uma nova atitude.

As pessoas brigam a todo momento para provarem que estão certas e não aceitam posição contrária, quando na verdade deveria ser oposto, pois admitir o erro leva o suposto “perdedor” para um estágio mais elevado, afinal ao reconhecer que uma idéia, uma atitude ou posicionamento seu está equivocado, este estará pronto para mudá-lo para outro maior.  

 Por isso que o sábio é um eterno aprendiz, sempre pronto para refletir, se precisar dar um passo para atrás e recomeça novamente, sempre disposto a ouvir e ajudar. Por sua vez o soberbo é incapaz de reconhecer no outro algum valor, pois admitir isso lhe faria sentir menor e sendo assim vive preso na sua ignorância.

Viva intensamente seus princípios, crenças, convicções e certezas, estes nortearam sua vida, mas tenha a compreensão que nada é infinitamente definitivo e que a sua razão deve estar em constante validação a fim de formar a cada dia um conhecimento mais sólido e integro e isso só é possível quando se assume a condição de Eterno Aprendiz.    


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário: