O mundo é completamente preconceituoso, em todo lugar o preconceito esta impregnado nas mentes das pessoas, uns com mais outros com menos, porém todos com preconceito. Até mesmo você que Lê este texto possui preconceitos.
Quando se fala em preconceito, o primeiro que vem na cabeça é o da COR, e por este milhões de pessoas viveram e morreram escravos, e até hoje indiretamente não conseguiram se libertar totalmente;
Este preconceito só existiu porque no mundo existem varias raças. A raça branca, negra, amarela, parda....certo? ...Errado, completamente errado, a única raça que existiu e existe neste mundo é RAÇA HUMANA. Mas o homem ainda não conseguiu compreender isso e criou sub divisões a onde não existe divisão.
Também existe o preconceito motivado pela religião. E no passado milhões morreram por causa deste preconceito, só lembrar-se dos milhares de mortes na inquisição, ou do massacre de 06 milhões judeus. Ainda pode-se citar a morte de centenas de milhares na guerra da reforma de Lutero, que mesmo tendo bons motivos também derramou muito sangue.
E nos dias de hoje, mesmo de forma mais oculta este preconceito ainda prevalece. De uma lado estão os Super Católicos, com seu poder “Vaticanal”, imponentes e modernos. E de outro lado os “crentes, evangélicos”, os únicos que vão para o céu, pois só eles seguem estritamente a Palavra. Quer dizer, ambos possuem religiosidade, mas lhes faltam uma fé comprometida. (sem querer generalizar)
Mas na verdade só existe uma única religião neste mundo, a religião Cristã, e independente de você ser católico, presbiteriano, batista, assembléia, universal ou outra qualquer... O QUE IMPORTA É SER CRISTÃO. Jesus não criou divisão, foi o homem que criou esta divisão e conseqüentemente criou o preconceito um pelo outro. Este ainda muitos não o admitem, mas ele é evidente no comportamento de cada um, pois formam grupos diferentes, se isolam um do outro, mas ao mesmo tempo pregam que são irmãos. Estranho não é!
E o preconceito social capitalista, o que falar deste que é o preconceito criado pelo homem, e este sim não sofre influência nem de cor nem de religião. È simplesmente uma equação exata, OU VOCÊ TEM DINHEIRO, OU VOCÊ NÃO TEM. Seu respeito, consideração, oportunidades, serão medidos pela sua conta corrente.
E este afeta a todo mundo, por mais que você pense que não, tu também estás contaminado por este preconceito, pois a sociedade colocou na sua cabeça que tua filha precisa namorar um médico e não pode namorar o pedreiro. A sociedade te ensinou que para ser feliz é preciso ter dinheiro, e que não existe a menor possibilidade de ser feliz sem isso.
Estes talvez são os maiores preconceitos da humanidade, mas ainda existem dezenas de outros que convivem com cada um de nós. Alguns que não fazem o menor sentido mas mesmo assim continuam se multiplicando.
O que dizer então do PRECONCEITO DOS VALORES:
* Hoje a pessoa honesta que não topa participar de um “esquema”, sofre preconceito dos seus colegas de trabalho corruptos.
* O trabalhador que prefere trabalhar algumas horas a mais em seu dia, sofre preconceito dos outros trabalhadores, acusam de puxa saco.
* A menina que quer guardar sua sexualidade para um momento que se sentir preparada, sofre preconceito de suas amigas.
* Ser romântico e carinhoso nem pensar, tem ser garanhão.
* O bom aluno que prefere o estudo ao invés das festas também não é bem visto.
* E por incrível que pareça ler a bíblia, acreditar em Deus também causa estranheza.
È uma completa inversão de valores. Foi à maldade e a ignorância humana que criou o preconceito.
Mas este é um erro, cabe a cada um de nós desenvolvermos sabedoria suficiente para que não sejamos cúmplice da continuidade de cada preconceito ainda existente em nossas vidas.
Postado em 27/07/2010 23:05 hs
O problema da humanidade é a própria humanidade.
ResponderExcluirO problema da humanidade é a própria humanidade.
ResponderExcluir