Ontem, uma Talentosa aluna do curso de Marketing e Propaganda, comentou comigo que havia tido uma aula de marketing empresarial, sobre as diferenças de Produtos e Serviços. Este tema é muito amplo e gera muita confusão, pois tanto o produto como serviço são vendidos juntos e ambos os conceitos se misturam.
Eis que empresarialmente chegamos à conclusão que o produto seria a parte principal, o bem a tangível, e o serviço seria o acessório a parte intangível.
Exemplificando produto seria o carro em estoque que esta posto a venda, já os serviços seriam toda força empregada na venda do carro como propaganda, teste drive, garantia, treinamento, assistência técnica, distribuição, crédito, pós vendas etc.
Mas saindo do campo empresarial e indo ao campo pessoal, fui embora pensando, qual seria a diferença entre produto e serviço quando comparado com nosso próprio marketing pessoal? Qual seria o meu produto e o meu serviço?
Não tenha dúvida que o teu “produto” é o seu conhecimento e a sua capacidade técnica de fazer melhor ou pior as coisas. Mas só o produto é pouco para gerar sucesso, então temos também o que seria o nosso “serviço” que é o bom Humor, otimismo, persistência, coragem, determinação, iniciativa, e principalmente a motivação.
Quando você vai comprar aquele carro que está no estoque mesmo que o serviço da concessionária não seja tão bom, você sempre vai dar maior importância ao produto e um menor valor ao serviço.
Porém quando falamos de pessoas o conceito é o INVERSO, o serviço é muito mais importante que o conceito produto. Porque o sucesso não é para os inteligentes (produto...), o sucesso é para os motivados (serviço...). Não tenha dúvida que mais vale um motivado com pouco conhecimento do que um inteligente sem motivação.
Logicamente o ideal é possuir as duas virtudes, como se fosse “O MELHOR PERFUME DENTRO DO MAIOR FRASCO”. Mas isso nem sempre acontece, desta forma ao menos seja motivado, que isso fará toda a diferença em sua vida.
Com relação ao nosso marketing pessoal ele também é completamente oposto do mundo empresarial. Pois quando se realiza uma venda, muito tem que se falar do produto, fazer divulgação, propaganda e muita exposição.
Mas no marketing pessoal é exatamente ao contrário, não se pode falar muito de si mesmo, sua propaganda tem ser moderada, ela será feita pelas outras pessoas como conseqüência do seu bom atendimento e relacionamento com elas.
POIS NO CAMPO PESSOAL NÃO BASTA PARECER COMPETENTE, É NECESSÁRIO SER COMPETENTE.
Outra regra é não perder a humildade, pois os humildes sempre encontram espaço para crescer, haja vista que estes olham de baixo para cima e assim tem-se muito espaço para crescer. Já os soberbos e orgulhosos em todo tempo encontraram dificuldade, pois olham de cima para baixo e desta forma não da para crescer para “baixo”, e assim é muito mais difícil fazer sucesso.
Eu acredito que o verdadeiro segredo do marketing pessoal esta na capacidade de cada pessoa de “GERAR SENTIMENTO NAQUILO QUE FAZ”. Pois quando você consegue gerar sentimento nas suas atitudes, o próprio Universo se encarregará de te guiar para o sucesso.
Não importa se as palavras não serão as mais belas;
Não importa se tuas roupas não serão as mais novas;
Não importa se teu curso não será o mais caro;
Não importa se está começando de baixo ou de cima;
Não importa...
O que realmente importa é este amor, esta entrega, esta intensidade que você emprega em suas ações e suas palavras tanto no seu trabalho como na sua vida pessoal.
Seu coração vai ser seu principal professor de marketing pessoal, consulte-o sempre que puder.
Postado em 13/08/2010 00 : 05
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário: